CULTURA E EDUCAÇÃO POPULAR

Cultura e educação popular, são segmentos que se constroem juntos e também se diferem por terem suas especificidades. Primeiramente, cultura popular se denomina e se define como qualquer tipo de manifestação artística, seja ela dança, música, festa, folclore, arte, etc., que sejam provenientes do povo, produzindo e participando de forma ativa.
E toda essa cultura popular, vai nascendo a partir das interações entre diversas culturas presentes na sociedade, abrangendo diversas áreas do conhecimento como crenças, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos e entre outras manifestações. A educação popular, vai também se embasar da cultura popular, e de todo conhecimento que seja proveniente do povo levando em consideração também a realidade de cada indivíduo, e em cima disso tudo, sempre desenvolvendo um olhar crítico a respeito da própria realidade, para que assim o indivíduo se desenvolva e saiba da importância do seu papel na sociedade em que ele está inserido.
A educação popular também irá visar o desenvolvimento comunitário, levando a consciência cidadã e a organização do trabalho político para autoafirmação do sujeito. Faz-se necessário também frisar, que a educação popular é um movimento pedagógico e político, e aqui no Brasil, Paulo Freire foi um dos principais disseminadores dessas práticas.